Os Loas (Lwas) Espíritos do Vodu
- DOCTOR WOLF.`.
- 14 de jul. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2024
Como agendar uma consulta de Tarot comigo?
Entrar em contato comigo pelo WhatsApp, clicando no link abaixo, e poderemos agendar sua consulta ao Tarot On-Line.
Se precisa de uma leitura de Tarot, você pode falar comigo em meu Whatsapp pessoal clicando no link abaixo:

Texto Por: Paulo Bulgarelli. `. (Doctor Wolf) (418)
Os Loas (também escritos Lwas) são os Espíritos do Vodu, semelhantes — mas não iguais — aos Orixás cultuados no Candomblé e na Umbanda. Cito a Umbanda porque a maioria dos brasileiros, ou seja, nós, estamos familiarizados com este culto que recebeu em sua doutrina e cultura influências africanas do culto aos Orixás. Os Loas são a essência do Vodu e a base de tudo o que se faz dentro da religião. Embora a esmagadora maioria dos sacerdotes e sacerdotisas do Vodu insista em afirmar que o Vodu é monoteísta (crê em um único deus), há alguns que o comparam ao Candomblé, afirmando que é uma religião politeísta (crê em vários deuses). O maior "problema" dentro do Vodu é a gigantesca influência católica. Cerca de 95% dos voduístas também se consideram católicos e, muito diferente do Candomblé, os Loas não têm face própria. Eles são geralmente representados por imagens católicas, com algumas exceções, como La Sirène, que é representada por uma imagem usada também na Umbanda, como a de Yemojá (Iemanjá). Iemanjá, que é cultuada na Umbanda, tem uma imagem criada com influências europeias. Vale lembrar que esta representação é diferente da Iemanjá cultuada no Candomblé. No Candomblé, as imagens possuem traços mais africanizados, com pele negra ou morena, e representam as armaduras que os praticantes utilizam em seus cultos para homenagear os Orixás e recebê-los em transe. Exceções também ocorrem com Baron Samedi, que é representado como um esqueleto no Vodu, embora alguns sincretismos possam ser usados para representá-lo. Os Loas são facilmente acessíveis e, normalmente, há contato através da possessão. Contudo, a possessão não possui nada de demoníaco; pelo contrário, ela é altamente desejada e necessária. Busca-se servir os Loas da melhor maneira possível, oferecendo suas comidas favoritas, respeitando o dia da semana relacionado a eles, vestindo suas cores e cantando suas músicas.
Os Loas são organizados em grupos, o que facilita compreendê-los e definir certas características. Estes grupos possuem elementos em comum, e a liturgia do Vodu é dividida em três grandes ritos.
A primeira delas é a Rada.
A maioria dos Loas Rada vem de Dahomey (atual Benin). Alguns exemplos são Dambala Wedo, Ayida Wedo e Erzulie Freda. Esses Loas são considerados estáveis, benéficos e associados à cor branca. Eles têm uma postura mais defensiva do que agressiva.
Depois da liturgia Rada, você tem o serviço Loa de outras diferentes áreas da África, principalmente Ogou.
Rito Nago
O Loa Ogou é muito mais como uma família de espíritos semelhantes, que são os espíritos da Nação Nago (yorubás da Nigéria) do que de fato um único Loa, mas é que Ogou (lê-se Ogú) encabeça a nação Nago. Eles vieram da Nigéria. Neste país que têm espíritos como Ogou Xangô , Batala Ogou , Badagre Ogou , Ossanj , etc Estes Loa têm suas próprias batidas de tambor, o seu próprio protocolo, e seu próprio ritual.Cultua-se a nação Nago às Quarta-feiras, bem como é o dia de Ogou. Agora vamos falar sobre os Loas Petro.
Os Loa Petro estão associadas com a cor vermelha. São consideradas mais agressivas, cruéis , de fato, mais rápido a agir contra inimigos, e particularmente eficaz na rapidez de sua magia . A diferenciação real da Rada e Petro é sua origem. Petro tendem a ser Kongo, espíritos Creoules, e também de um número imenso de diferentes tribos Africanas. No rito Petro, temos nuitas nações. Exemplos destes são os Ibo , Wangol e Kongo. As origens dos Loas Petro também são mais obscuras. Junto com o Loa Petro, temos a Loa Marinette (lê-se Marrinét) . A Marinette era uma pessoa viva. Nos cultos de Candomblé são chamados de Éegun. Temos também o Loa Gede . São vistos como uma família, com o Barão Simityé(Barão Cemetery) e Maman Brijit (Grande Mãe Brigitte). O Barão e Brijit fazem o renascimento dos espíritos dos falecidos , que se tornam Gede. Eles são incontáveis . Como estão constantemente renascendo como espíritos inteligentes que é impossível enumerar cada um deles. Existem também algums Loa Gede que são " rasin "(têm raiz, são específicos na vida de alguém). Uma delas é Brav Gede Nibo, muitas vezes visto como o primeiro ancestral. Além destes três grupos de Loa, pode-se também encontrar os que são chamados de djab (lê-se Diáb). Djab fazem parte do Rito Bokor. Estes Loas podem ser referidos como um djab quando eles estão trabalhando de uma forma agressiva. Mas, mais geralmente, quando se fala em um djab, está se falando sobre um espírito pessoal que foi adquirido por contrato. Este é um espírito que pertence a uma pessoa específica,depois que o contrato foi feito.
Muitas vezes, a forma como esse relacionamento é atingido entre a pessoa e o djab é através de um contrato mágico, como um pacto, você paga frequentemente oferendas em troca de um Djab lhe trazer constante proteção. Djabs trabalham mais com a magia, e menos com a espiritualidade . Eles trabalham para se livrar de inimigos, aumentar a riqueza de alguém, e trazer sucesso. Djab são rápidos para punir seus próprios "donos", se os seus serviços não são corretamente pagos. Costumam punir seu servo severamente, incluindo penas de morte,são frequentemente acionados por Houngans e Mambos experientes.
Agora se quer se aprofundar em Hoodoo.....
Quer conhecer e se aprofundar mais em Hoodoo/Conjure/Rootwork e Rootdoctor?
Recomendo que faça meus cursos de Hoodoo Tradicional!!!
Segue link abaixo dos cronogramas de meus cursos de Hoodoo Tradicional, clique abaixo e veja meus cursos.
Tenho vários cursos sobre o Hoodoo. Aos interessados, podem falar comigo pelo WhatsApp: (16) 99282-9699, ou procurar na loja que está no site para os que desejam estudar comigo.
Se desejarem trabalhar com Mammon, o deus e senhor da riqueza, fortuna e prosperidade, deixarei abaixo o link para que possam adquirir o meu livro: Mammon: Segredos da Magia da Riqueza:

Espero que gostem qualquer duvida estou á dispor de todos!!!!!
Se precisa de uma leitura de Tarot, você pode falar comigo em meu Whatsapp pessoal clicando no link abaixo:
Me siga em meu instagram pessoal, basta clicar abaixo no link:
Para fazer meus cursos ou se juntar á Irmandade Secreta Hoodoo (toda pessoa que faz meus cursos estarão dentro da I.S.H e e terão acesso o curso e também como bonificação, acessarão textos exclusivos para membros da I.S.H, então vem para o nosso Circulo Interno Hoodoo (I.S.H)
Para adentrar á I.S.H, fale comigo pelo Whatsapp: (16) 99282-9699 ou clica no link abaixo e acesse de forma direta meu Whatsapp:
Grato pela atenção e lhes aguardo, abraços á todos os praticantes de Vodu e Hoodoo/Conjure!!!
Comments