Seria New Orleans o centro do Hoodoo ?
- DOCTOR WOLF.`.
- 16 de jan. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 20 de abr.

Texto Por: Paulo Bulgarelli. `. (Doctor Wolf) (418)
Vejo por ai várias afirmações e crenças que dizem que New Orleans é o centro do Hoodoo, não tenho certeza de onde essa crença começou ao certo, nem de onde por fatos históricos para tal isso se desenvolveu, pois não encontrei registros de tais informações, mas Nova Orleans não é o centro do Hoodoo como muitos afirmam por ai.
Eu só quero esclarecer através desta postagem, que o que é mais praticado em Nova Orleans NÃO É mesmo Hoodoo somente. A maioria do que é praticado em Nova Orleans é chamado Louisiana Voodoo (e não é a mesma coisa que Hoodoo, como já mostrei em posts anteriores aqui em meu blog).
Eu não estou dizendo que não há praticantes autênticos de Hoodoo ou conjuradores reais em Nova Orleans, tem sim, e é um fato, umas das maiores expoentes do Hoodoo e também Voodoo para o mundo é nossa amada Mama Denise Alvarado. Na verdade, há muitos praticantes de Hoodoo em New Orleans, além da Mama Denise, mas este não é o lugar onde o Hoodoo se originou, floresceu e se desenvolveu como podemos analisar pelos fatos históricos.
QUAIS SÃO AS CAPITAIS DA TRADIÇÃO HOODOO/CONJURE E ROOTWORK ?
Analisando pelas pesquisas em história em Hoodoo/Conjure e Rootwork, se posso apontar algumas capitais como centros do Hoodoo, então elas seriam encontrada em lugares como:
Carolina do Sul, Geórgia, Alabama e Mississippi, onde antigas práticas afro-americanas ainda estão sendo praticadas e realizadas de uma forma geral, como a famosa dança Ring Shout, famosa para quem já estudou tal dança em sua parte histórica, dança mais conhecida como: dança de adoração no sentido anti-horário, que é um componente integral da Tradição Hoodoo, e onde as plantas e ervas indígenas historicamente usadas pelo povo Gullah (também conhecidos como Geechee) e pelo povo do Low Country (região costeira da Carolina do Sul), são encontradas principalmente se analisarmos.
NOMES DE POVOS E SUAS HERANÇAS CULTURAIS PARA O HOODOO
As populações afro-americanas que viveram nas regiões costeiras do sul dos Estados Unidos, mantiveram e preservaram suas crenças folclóricas africanas de uma forma geral, e é claro a suas heranças culturais enquanto eles aderiram aos ensinamentos cristãos de certa forma.
Durante os tempos coloniais, houve uma incrível fusão de costumes e tradições das tribos Mendé, Baga, Fula, Kongo, Mandinga, Uolofe e Yorubá, para citar alguns porque para citar todos temos que adentrar demais nestas partes de nomes e linhagens das mesmas, tempo e espaço aqui não me permitem.
Alguns superintendentes de plantações e proprietários de arrozais e outras plantações, que temiam a revolta dos escravos simplesmente ignoraram essa forma caseira de cura espiritual (ou seja o Hoodoo/Rootwork) e permitiram aos escravizados para continuar com estas crenças, mas permitiram porque os escravos as esconderam através da crença cristã.
Enquanto alguns senhores de escravos deixaram o local devido à endemia da malária e da febre amarela e foram obrigados a designar e nomear africanos como feitores, conhecidos como 'os condutores'. Em mais ou menos 1708, havia uma maioria negra na colônia, pois a população branca continuava a diminuir e mais e mais escravos africanos eram importados a cada ano que se passava.
Devido ao afastamento físico da época, isolamento e relativa liberdade dos proprietários de escravos brancos e o grande influxo de africanos, a prática 'Black-Belt Hoodoo' (esta prática tem em seu corpo, ou seja eu trabalho artístico e corpo de tradição é inspirado na velha tradição negra Hoodoo, bem como as religiões Kongo e haitiana ) prosperou desde o período pré-guerra até a era da reconstrução.
Alguns brancos até visitavam senzalas para consultar suas próprias doenças e condições cruzadas. Até meados do século 20, o Low Country (região costeira da Carolina do Sul) era o berço da prática Hoodoo. Cada área tinha seu próprio médico Conjurador/Rootdoctor.
ACLAMADOS HOMENS E MULHERES PRATICANTES DE HOODOO/ ROOTWORK E ROOTDOCTOR DO PASSADO
A maioria dos aclamados homens e mulheres do Hoodoo do passado, que deixaram suas marcas na história do Hoodoo, que tinham suas residências dos estados mencionados acima pelo que mostrei á vocês, os nomes mais importantes são os que se seguem;
'Gullah' Jack Pritchard era de Charleston, Carolina do Sul, o Sr. Ed Murphy era do Mississippi , tia Caroline Tracy Dye nasceu em Spartanburg, Carolina do Sul (embora ela fosse mais reconhecida no Arkansas), Marie Steel era do Condado de Washington, Geórgia e Tia Sally era de Gee's Bend, Alabama. Entre esses médicos de raízes (Rootdoctors) consagrados pelo tempo, o Dr. Buzzard era o mais famoso.
Dr. Buzzard ou também conhecido como Stephany Robinson, um afro-americano da Ilha de Santa Helena, Condado de Beaufort, Carolina do Sul foi dito ter exercido um enorme poder espiritual, que ele passou para seu filho. Sua especialidade era "Mastigar a Raíz"em juízo, prática que poderia obter resultados e veredictos favoráveis em audiências ou processos judiciais, técnica esta ensina em meus Cursos de Hoodoo on line.
Ainda hoje, pode-se encontrar as tradições da família Gullah que ainda são fortes profundamente no sul se pesquisarmos os modos de práticas e vida por lá sobre o Hoodoo. E mesmo para aqueles que deixaram o Sul e migraram para outras partes dos EUA, os velhos hábitos persistiram e as pessoas não perderam suas identidades de práticas do antigo estilo conjure, bem espero ter esclarecido algo, sobre New Orleans não ser o centro do Hoodoo.
Quer conhecer e se aprofundar mais em Hoodoo/Conjure/Rootwork e Rootdoctor?
Recomendo que faça meus cursos de Hoodoo Tradicional!!!
Segue link abaixo dos cronogramas de meus cursos de Hoodoo Tradicional, clique abaixo e veja meus cursos.
Para fazer meus cursos ou se juntar á Irmandade Secreta Hoodoo (toda pessoa que faz meus cursos estarão dentro da I.S.H e e terão acesso o curso e também como bonificação, acessarão textos exclusivos para membros da I.S.H, então vem para o nosso Circulo Interno Hoodoo (I.S.H)
Para adentrar á I.S.H, fale comigo pelo Whatsapp: (16) 99282-9699
Grato pela atenção e lhes aguardo, abraços á todos os praticantes de Hoodoo/Conjure!!!
Abraços á todos !!!
PAULO BULGARELLI. `. (DOCTOR WOLF) (418)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Old Style Conjure, Hoodoo, Rootwork e Folk Magic, Star Casas Copyright © 2017 by Starr Casas Foreword copyright © 2017 by Orion Foxwood.
The Conjure Workbook Volume 1: Working the Root by Starr Casas
Mules And Men by Zora Neale Hurston.ed.Harper Collins e-books,2008
Sticks, Stones, Roots e Bones. Hoodoo, Mojo e Conjuring With Herbs, Stefhanie Rose Bird.
MOJO WORKIN’ THE OLD AFRICAN AMERICAN HOODOO SYSTEM KATRINA HAZZARD-DONALD UNIVERSITY OF ILLINOIS PRESS Urbana, Chicago, and Springfield, © 2013 by the Board of Trustees of the University of Illinois All rights reserved.
Comments